jusbrasil.com.br
23 de Fevereiro de 2020

Carona é Legal – Transporte Solidário.

Já percebeu que em alguns momentos do dia o trânsito fica impraticável?

Vários carros transportando apenas uma pessoa? Ônibus geralmente lotados? Ás vezes atrasados? Caros? Precários? Indignado com o preço da gasolina? A porcentagem do rendimento gasto com combustível? Estacionamento? Estresses? Cansado de dirigir?

Com uma iniciativa que a primeiro momento pode parecer utópica, inviável e impraticável, mas que com um pouco de consciência e solidariedade podemos melhorar o trânsito e a qualidade de vida sua e do próximo.

Procure praticar a carona oferecendo, pedindo, revezando. Vamos mudar de paradigma.

Desafio! Planeje um dia na semana para ficar sem carro. Procure oferecer carona aos familiares, amigos, colegas, e vizinhos.

Uma iniciativa socioambiental. Ajude quem quer ajudar! O projeto ainda está em fase de criação. Mas já podemos praticar, disseminar, pensar e refletir idéias e soluções.

O Vice-Presidente da Câmara Legislativa, Deputado Agaciel Maia, usou a tribuna na tarde do dia 07/11/2013, para falar da importância do programa Carona Solidária:

A vida sobre rodas está um caos no DF, e por conta de tanta demanda fica impossível encontrar vagas para estacionar nos grandes centros, principalmente na Capital Federal, além dos engarrafamentos gigantescos. Quem mora nas cidades satélites como o Gama, gastam até mesmo 2 horas para chegarem ao trabalho.”

As soluções como: novas vias, faixas exclusivas para ônibus são soluções que resolvem em parte o problema, mas o que é preciso fazer de fato com os motoristas e usuários dos transportes é o uso inteligente e sustentável, assim a solução mais rápida e barata é a educação.

Com visão social deste problema o Assistente Social Valdir Braz de Azevedo, há mais de 10 anos vem pesquisando e desenvolvendo, estudos para soluções inteligentes para o uso do carro, com isto surgiu o SISCARLEG, que visa à conscientização do bom uso do carro no trânsito.

O transporte solidário é uma solução simples e viável, que usa a internet para conectar e criar a comunidade on-line.

As grandes obras de infraestrutura urbana devem ser acompanhadas por iniciativas solidárias e de baixo custo como o SISCARLEG, corroborando ainda mais para desafogar o trânsito, potencializando assim as ações governamentais.

Campanhas de conscientização devem ser realizadas, incentivando a carona solidária, pois além do desafogamento do trânsito, estaremos desenvolvendo ações de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL “CARONA LEGAL”

CNPJ 12.809.341/0001-91 – Entidade sem fins lucrativos

Rua 8, Lote 8, DFL, Vila Planalto, Brasília/DF. Cep: 70800-080

Serviço social, direito, e tecnologia da informação, em prol do trânsito, mobilidade urbana e meio ambiente.

Um grupo de jovens empreendedores, sendo dois advogados e uma contabilista aqui do Distrito Federal, preocupados com o alto índice de mortes nas estradas e poluição no ar ocasionada pela emissão de CO2, resolveram se juntar ao projeto inédito e trabalho científico do Assistente Social Valdir Braz de Azevedo, e em 10out2010, firmaram parceria e fundaram a Associação Socioambiental “Carona Legal”, com sede na Vila Planalto em Brasília/DF, de atuação nacional, com a finalidade de congregar voluntários em uma Comunidade de Serviços na Internet, “on line”, visando socializar o uso racional do automóvel (ser solidário e não solitário no trânsito), e assim contribuir com a sociedade brasileira, nas questões relacionadas com a qualidade de vida nas grandes capitais, que afetam diretamente os princípios de trânsito, saúde, cidadania, meio ambiente e mobilidade urbana.

A Associação “Carona Legal” tem como projeto básico, a divulgação e expectativa de implantar nos órgãos públicos, grandes empresas, condomínios, quartéis, shopping-center, clubes, escolas e universidades, o SISCARLEG (SISTEMA DE CARONA LEGAL – TRANSPORTE SOLIDÁRIO), e com isso socializar o trânsito, contribuindo na prevenção de acidentes automobilísticos, mortes nas estradas, doenças e sequelas, os estresses diários, à poluição sonora e do ar, falta de estacionamentos, e o efeito estufa na natureza, com a redução dos carros transitando nas metrópoles urbanas.

A Associação “Carona Legal”, procura pessoas e instituições para associar-se voluntariamente, colaborar e ser parceiro, juntando-se a este projeto de socialização do automóvel, e assim contribuir com o trânsito, saúde, e o meio ambiente.

Contatos e maiores informações com os seguintes diretores:

(61) 9653.0779 - Presidente – Assistente Social Valdir Braz

(61) 8422.3857- Secretário - Advogado Dr. Eduardo Ranulfho

(61) 9976.4387 – Tesoureira - Contadora Sra. Luciana Loupp

(61) 9604-2444 – Diretora Social – Sra. Geisilene Almeida

(61) 8223-6429 - Diretor de T&I - Sr. Adilson Edgardo (graduado em direito)

Páginas no facebook:

www.facebook.com/groups/siscarleg

www.facebook.com/pages/Carona-Legal-Transporte-Solidário

www.caronasegura.com.br (site modelo para oferecer e receber carona)

Vídeos na internet:

http://videos.r7.com/estudantesefuncionaros-da-unb-usam-carona-solidaria/idmedia/51db520e0cf279513cafb223.html

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-df/v/carona-solidaria-pode-ser-saida-para-diminuirotransito-intenso/2588469/

Jurisprudência DF (Nulidade de multas de trânsito por caronas)

http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Transporte+Solid%C3%A1rio+%28carona%29&c=

Legislação sobre o assunto:

http://cimos.blog.br/2013/09/carona-legal-projeto-apoiado-pelo-governo-de-mgosiscarleg-busca-apoio-junto-aos-órgãos-publicos/

Código Civil Brasileiro (Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002)

O art. 736 do CC afirma que: “não se subordina às normas do contrato de transporte o feito gratuitamente, por amizade ou cortesia.”

Súmula 145 STJ dispõe que: “no transporte desinteressado, de simples cortesia, o transportador só será civilmente responsável por danos causados ao transportado quando incorrer em dolo ou culpa grave.” "O transporte de cortesia é aquele entendido como estritamente gratuito e que o transportador não possui interesse no transporte, efetuando o mesmo por simples cordialidade e cortesia, sendo regido pela responsabilidade extracontratual".

Sugestões e contribuições. Email: braz2005@bol.com.br – (61) Tel: (61) 3306.1944.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos apoiar o Sistema de Carona Legal. continuar lendo

Obrigado a todos os advogados e público em geral, que estão apoiando o Carona Legal. Vamos compartilhar esse projeto nas redes sociais. continuar lendo

Associação Socioambiental Carona Legal
Estamos necessitando de doações e contribuições financeiras.
Banco BRB - Agência 219 UnB - C/C 005664-5
Ajudem nossa causa social e ambiental.
Vamos ser mais solidários.
Obrigado,
Valdir Braz - Presidente continuar lendo

O Carona Legal vem com propósito de trazer educação, socialização no trânsito de forma em que as pessoas sejam solidárias e não solitárias no trânsito estimular o uso eficiente do transporte de massa, com menos estresse e maior agilidade no trânsito continuar lendo